9 de maio de 2010

Armazenamento de arquivos on-line

Maldita a hora em que o nosso computador começa a avisar que disco está cheio. não é? Apagamos arquivos, desinstalamos programas e ele continua cheio. Há maneiras de reverter isso sem perder nenhum dos seus dados.

Hoje, com tudo nas nuvens torna-se cada vez mais fácil armazenar nossos arquivos em servidores e te-los disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar. Listo aqui os principais serviços de armazenamento de arquivos dentro do conceito Cloud Computing:

Google Docs
Ubuntu One
Dropbox

Google Docs

Esse é um serviço da Google para criação de planilhas e texto que foi aprimorado, em 2010, sendo capaz de armazenar qualquer tipo de arquivo. Para usa-lo é preciso possuir uma conta Google e acessar o endereço docs.google.com. Faça o login e você verá uma página como essa:

Tela inicial do Google Docs

Ainda não existe nenhuma sincronização do Google Docs com desktops. A única sincronização conhecida hoje é com o Google Chrome onde é possível gravar as bookmarks através da opção de ferramentas do navegador.

Se você possui arquivos de texto ou planilhas, padrão Windows ou Linux, você pode salva-los no Google Docs e abri-los em qualquer outro computador com acesso a internet. Vale a pena!

Ubuntu One


O Ubuntu One é voltado para os usuários sistema operacional Linux Ubuntu. Se você utiliza este SO pode sincronizar seus arquivos sem ter que acessar nenhuma página no navegador. O Ubuntu One já vem instalado a partir da versão 9.10 Karmic Koala. São oferecidos 2GB de armazenamento gratuito, mas, se quiser um espaço maior, é cobrado um valor correspondente ao espaço que deseja.

Mais informações consulte o site https://one.ubuntu.com/

Dropbox


O Dropbox é um serviço semelhante ao Ubuntu One, mas com um diferencial: compatível com qualquer sistema operacional. Se você usa Windows ele se integra ao Windows Explorer. Se for Linux ele se integra ao Nautilus. Oferece armazenamento gratuito 2GB gratuito. Acima disso é cobrado um valor mensal correspondente ao tamanho que desejar.

Mais informações consulte o site https://www.dropbox.com/

Conclusão

Escolha o que mais agradar e atender às suas necessidades. Se puder ter todos juntos recomendo que faça isso. Quanto mais espaço tiver fora do computador melhor. Assim seus arquivos estarão livres de enventuais perdas.

1 Comentário:

Paulo Cesar disse...

Uso dropbox que é o que melhor se encaixa sicronizando meus trabalhos de faculdade, projetos entre pc, note independente da plataforma.

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!