26 de abril de 2010

Gripe suína – você tomou a vacina?

O dia 24 de abril foi o último para os jovens tomarem a vacina contra o vírus H1N1, a gripe suína. Em algumas cidades o prazo foi prorrogado, como por exemplo, em Juiz de Fora – MG onde moro.

Você já deve imaginar o porquê da prorrogação do prazo da vacina, não?


Eu tenho 21 anos e confesso que não tomei a vacina. Não por medo das reações que ela causa, mas por outros motivos.

gripe suína
Como pode uma vacina ser dada em pessoas sendo ela descoberta aproximadamente 1 ano depois da primeira ocorrência conhecida da doença? Será que essa doença já não era conhecida dos laboratórios que, mergulhados na crise de 2008, queriam vender suas vacinas para não quebrarem?

Uma vacina não surge da noite para o dia. Pesquisas científicas podem durar 15 anos se for preciso! Será que a vacina da gripe suína não precisa de, no mínimo, 10 anos de pesquisa já que se trata de um vírus mutante?

Como se sabe, o vírus da gripe comum mata mais que a gripe suína. É preciso se cuidar para não contrair nenhuma da duas, mas o alarde da mídia foi muito grande a ponto de provocar a falta de estoque de álcool gel nas farmácias.

Acredito que o nosso Ministério da Saúde faz a sua parte de acordo com as recomendações da OMS. Mas quem me garante que a OMS não esteja manipulando números para favorecer laboratório A ou B?

Essa situação toda se parece com o enredo do jogo Resident Evil 3 onde uma aldeia de camponeses é infectada por um vírus que os transforma em zumbis. A gripe H1N1 surgiu, segundo reportagens, em uma região rural do interior do México. Claro que a gripe não transforma ninguém em zumbi, mas mata.

Não quero aqui desprezar o poder que a doença pode ter em nossos corpos que em alguns casos levam à morte. Acho que cada um deve se cuidar não só para a gripe suína, mas para qualquer outra doença. Creio que essas minhas palavras fazem parte da opinião de muitos que não tomaram a vacina.

Eu espero um esclarecimento melhor por parte do Ministério da Saúde quanto ao assunto. Do contrário, vão continuar fazendo apelos no rádio e na TV em vão.

Só pra lembrar: eu e você vivemos em um mundo capitalista.

Comentários:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!