20 de abril de 2010

Alternativas ao buscador do Google

A velha rotina: ligar o computador, esperar o carregamento do sistema operacional, abrir o navegador e… página inicial do Google! É assim em muitos computadores em todo mundo.

A Google conseguiu conquistar os nossos computadores com o seu buscador que é poderoso capaz de achar quase tudo o que existe no mundo.


Mas nem só de Google vive a internet. Graças a Deus, temos alternativas! Vejamos algumas delas:

ask logo
O Ask.com é um buscador que possui quase a mesma estrutura do Google, o que pode ajudar pra quem já está acostumado. É possível procurar por vídeos, notícias, eventos e a web em geral.

Ponto forte: vários tipos de busca. Mais até que o do Google.

Ponto fraco: sua busca pode não ser tão completa como a do próprio Google.

yahoo logo O buscador do Yahoo foi um dos primeiros buscadores que nós brasileiros tivemos contato. Lembra-se do Cadê?? A Yahoo adquiriu o Cadê? depois que ele se tornou famoso por aqui e ele acabou sendo esquecido por muitos, mas ainda existe.

Ponto forte: boa precisão nos resultados de busca que não deve em nada à qualidade do Google.

Ponto fraco: a página inicial do Yahoo tem tanta coisa que pode deixar a pessoa um pouco confusa, mas é possível reverter isso com um layout mais limpo da página do Cadê?.

bing logo
O Bing é considerado o maior rival da Google no ramo de buscas. Criado pela Microsoft, o buscador vem conquistando vários usuários pelo mundo. Várias empresas o adotaram como buscador padrão em seus dispositivos o que faz dele um buscador promissor.

Ponto forte: design limpo, elegante e organizado.

Ponto fraco: Sua precisão nas buscas é muito inferior aos demais buscadores chegando a mostrar coisas “nada a ver” com o que foi pedido, mas temos que considerar que ainda está em fase beta (testes). Isso pode ser melhorado na sua versão final.

quiui logoO Quiuí é pouco conhecido, mas é bem interessante. Nele você obtêm uma prévia de cada site que foi relacionado à sua busca.

Ponto forte: alta precisão nas buscas.

Ponto fraco: a forma atual da apresentação dos resultados com muitos botões e abas podem confundir quem já está acostumado à forma tradicional de buscas. Talvez, isso seja repensado já que se encontra em fase beta.

eco4planet logoEste é um buscador ecológico que utiliza o mesmo mecanismo de buscas do Google. A diferença é que o Eco4planet possui fundo preto, o que ajuda na economia de energia do computador. Um detalhe é que as buscas no Eco4planet se transformam em árvores, o que ajuda na redução de CO² na atmosfera.

Ponto forte: por utilizar o mesmo sistema de buscas do Google seus resultados são altamente precisos.

Ponto fraco: Apesar da ideia de que o fundo preto ajuda a economizar energia também atrapalha na visualização do site. Textos em fundo preto são mais difíceis de ler.

Conclusão

É muito difícil dar adeus ao buscador da Google com as alternativas que temos hoje, mas é sempre bom quebrar o gelo.

Espero que tenham gostado. Se tiver mais alguma observação a acrescentar fique à vontade para faze-lo no comentários.

É sempre bom termos alternativas para qualquer coisa na vida!

3 Comentários:

Helen Fernanda disse...

Não conhecia o Quiuí, muito bom! =)

Marco Damaceno disse...

@Helen Fernanda - Bom mesmo! É o meu quebra gelo.

Unknown disse...

O Quiuí oferece diversos recursos, nos quais os que mais me agradaram foram os previews, dos sites, histórico das pesquisas e informações de segurança, de confiabilidade do site, para navegar, realizar compras, e acesso de crianças, ideal para iniciantes para não acessarem sites maliciosos; garantindo uma navegação mais segura. As informações de segurança são mantidas por uma comunidade WOT.

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!