3 de novembro de 2009

Então, conheci um tal de Linux...

Como a maioria do mortais, eu comecei minha experiência no computador com o Windows (na época o 3.1, lembra?). Pra mim era o único sistema operacional existente na face da Terra. Aliás, eu nem sabia o que era um sistema operacional! (rsrs).

 

Muito tempo se passou e já não mais tinha um computador em casa. Juntei uns trocados e fui fazer alguns orçamentos em lojas de informática. Em cada lugar o preço variava muito o que me deixou muito intrigado. Fui buscar informações com estudiosos do assunto e eles me disseram o seguinte:

 

Quando você vai numa loja de informática geralmente eles vendem uma máquina com Windows pirata fazendo o preço baixar. Se o Windows for original o preço é alto. Por causa disso é que acontece essa variação de preço.

 

Fiquei pensando: como posso comprar algo mais barato porém ilegal? (oh, dor na consciência! rsrs!).

 

Resolvi ir numa dessas lojas famosas que passam na tv depois de ter visto um comercial de um pc baratinho. Fui lá pensando: agora vou ter meu pc baratinho com Windows original! Me enganei! Mascote Linux

 

O vendedor já logo me abordou e eu falei que eu queria o computador que passou na tv. Ele me mostrou o produto e me disse que ele não vinha com o Windows, e sim um tal de Linux. Disse que mais tarde poderia até me apresentar um técnico pra instalar o Windows XP. Detalhe: ele falou isso bem baixinho. Será por quê?

 

Resolvi comprar o pc. Chegando em casa, apertei o botão de ligar e me deparei com uma tela diferente do "normal". Mexe aqui, fuça dali, descobri que o Linux não executava arquivos .exe pra minha tristeza momentânea porque eu queria tanto instalar uns programinhas e ele me pareceu (à primeira vista) tão difícil de fazer.

 

Já não estava aguentando mais essa situação. Um amigo me estendeu a mão com um cd do Windows XP piratex e disse pra eu tirar o Linux Mandriva da minha máquina porque ele é muito ruim. Segui seus "sábios" conselhos e finalmente instalei o Windows que eu tanto queria.

 

Como eu sou uma pessoa que não se cansa de entender uma coisa nova interessante resolvi instalar o Linux Mandriva de novo. Descobri que ele tem um tal de Grub que que reconhece partições do Windows, coisa que este último nem me mostrou. Depois Logo Ubuntuda instalação comecei a fuçar e me interessar mais e mais...

 

Resumindo: hoje minha máquina reserva maior espaço pro Linux Ubuntu e o restante pro Windows. O Mandriva até que é interessante, fácil, mas não encontrei nele a praticidade que o Ubuntu tem. Serviu pra me apresentar ao universo Linux.  

 

Sobre a última moda: pra que vou comprar o Windows 7 (+/- R$ 330,00) se o Ubuntu (gratuito) é melhor que ele? Gosto é gosto e este é o meu!

 

Baixe agora o seu Ubuntu Karmic Koala de graça!

Download Ubuntu 9.10 Vida longa ao Linux sem peso na consciência!

2 Comentários:

Helen Fernanda disse...

Rá! Somos dois. Eu comecei a fuçar no Linux por meio de Live CDs, comprei do Kurumin, depois do Slackware. Hoje tenho Ubuntu 9.10 na máquina. Tudo de bom!!!

Mas acho que o essencial para um usuário Linux é essa curiosidade que você demonstrou ter desde o começo. Você era um leigo que não queria continuar leigo e o Linux só serve para pessoas assim.

O Ubuntu, por exemplo, é muito fácil de usar, mas também é altamente personalizável, se uma pessoa não tiver muita curiosidade e vontade de aprender não vai aproveitar nem 1/10 dos benefícios que o sistema oferece.

Até mais!

Marco Damaceno disse...

@Helen Você disse um a coisa interessante: Linux é feito para pessoas leigas que querem deixar de ser leigas.

Pena que o Karmic Koala não funcionou no meu pc. Ainda não sei o porquê, mas vou descobrir. Tudo tem que ter uma explicação!

Abraço!

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!