12 de outubro de 2009

Linguagem brasileira de sinais

É muito bom aprendermos um idioma pra podermos nos destacar em uma entrevista de emprego ou qualquer outra coisa. Você sabia que o Brasil possui mais uma língua além da língua portuguesa? Não? Conheça então a LIBRAS.

 

A língua brasileira de sinais (LIBRAS) é a língua de sinais (língua gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida pela Lei. É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. A LIBRAS não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP).

 

Fonte: Wikipédia

Como na citação acima a LIBRAS não é somente uma derivação da língua portuguesa, mas sim uma língua à parte. Basta atentarmos para a construção das palavras durante a frase onde muitas vezes o verbo vem antes do sujeito podendo ter o predicado nesse meio.

 

Veja o alfabeto em LIBRAS:

libras 

Você pode se perguntar: por que eu deveria aprender essa língua? Como eu já disse, aprender uma nova língua sempre é muito bom, ela é uma língua reconhecida pela lei brasileira e os deficientes auditivos estão cada vez mais presentes nas ruas e às vezes pedem informações. Resumindo, é um benefício pessoal e social.

 

No meu caso, não domino toda a linguagem, mas sei me virar quando solicitado. Sei porque em casa tenho uma irmã que é deficiente auditiva, então fica “fácil”.

 

Conhecimento nunca é demais. Quanto mais temos melhores cidadãos nos tornamos.

 

Pense nisso!

Comentários:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!