30 de maio de 2009

Plágio ou não?

não ao plagio

Nessa última semana de maio acompanhei o desenrolar da história de plágio em que o autor do blog “Indicoesse” acusava o autor do blog “Indico Este” alegando que a idéia original do nome foi copiada e modificada somente uma letra.

Os dois blogs têm a mesma intenção: indicar alguma coisa.

Eu era seguidor do Indico Este e saí até que se resolvesse essa história, pois sou contra a cópia não autorizada e faço questão que a vítima de plágio vá aos meios  legais para resolver o problema.

Mas o que andei observando é que o blog Indico Este, em seu conteúdo, não possui nenhuma cópia do Indicoesse. Somente o nome título do blog é parecido. O autor do Indicoesse alega que seria a mesma coisa que pegar o nome Rede Globo e criar uma marca com o nome “Rede Globu”. Com certeza haveria uma confusão com os nomes mesmo que o conteúdo fosse distinto.

Quando me senti interessado pelo assunto fui logo a uma loja do Ecad aqui na minha cidade e peguei um manual que indica onde guardar suas obras. As dicas são mais voltadas para quem faz música, mas nele encontrei a definição de plágio. Leia:

“Plágio é cópia não autorizada de uma obra, no todo ou em parte, feita de maneira dissimulada e ardilosa, com intuito de mascarar a própria cópia. Plagiar é a ação de apresentar, como sendo de sua autoria, uma obra ou parte de uma obra que originalmente foi criada por outro. O plágio fere os direitos morais e patrimoniais do verdadeiro autor”.

Na minha opinião o caso dos dois blogs não caracteriza um plágio. Seria se a fonética fosse igual mesmo se um dos blogs tivesse o nome diferente. Por exemplo: O original se chamando “Indicoesse” e a cópia se chamando “Indico Esse” ou “Indicuesse”. Notou a diferença na escrita? Mas a fonética é igual. Isso, na minha opinião, é plágio!

Conforme definição do “Pai dos Burros”, o dicionário Aurélio:

esse pron. dem. Aplica-se a pessoa ou coisa próxima daquela a quem nos dirigimos ou que tem relação com ela

este pron. dem. Designa: pessoa ou coisa presente e próxima de quem fala

O melhor a se fazer é evitar esse tipo de confusão, sendo plágio ou não, fazendo antes uma pesquisa. Eu mesmo já pensei em colocar o nome do meu blog de “Blog Geralidades”, mas quando busquei pelo Google encontrei o “Blog de Geralidades”. O Blogger iria aceitar o nome sem problemas, mas eu estaria vulnerável a um contato do autor do blog de nome parecido. Para evitar qualquer confusão coloquei o nome de “Geralidades da Vida”.

Em tudo temos que usar o bom senso e analisar as consequências de nossos atos!

O “Indico Este” mudou de nome: Indico Melhor

Veja o blog Indicoesse

Saiba que fim levou o nome-domínio indicoeste.blogspot.com






Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

2 Comentários:

SBIE disse...

Acabei pegando o domínio para não haver mais confusão. caso alguém quisesse pegar o domínio!

Fiquei contente da atenção do "Generalidades" sobre esse assunto. Eu entendi o que explicou direitinho com relação ao plágio.
Eu ainda acredito num Dabbibs(comparando ao Habbibs) que vendia esfihas!

Bem o caso agora está entendido.
Obrigado!
:D

SBIE disse...

Visitei seu blog de novo hoje, bom domingo!!

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!