1 de junho de 2009

A Copa vem aí!

copa-do-mundo-brasil-2014Que a Copa do Mundo será realizada no Brasil em 2014 todos já sabem. Mas o que ninguém sabe é o quanto irá se gastar para sua realização. Ouvimos falar em milhões e bilhões de reais (já ouvi até dólar!).

Só para a reforma do Estádio do Morumbi em São Paulo é estimado 300 milhões de reais. Como uma Copa não vive só de estádios bonitos sabemos que não será somente esse valor “irrisório” de 300 milhões de reais que serão gastos.

Como disse o presidente da CBF Ricardo Teixeira:

“O Brasil acabou de passar na faculdade. Agora são cinco anos de estudo (trabalho intenso) para chegarmos no período de provão (jogos da copa) sabendo o que temos que fazer. Faremos de tudo para pegarmos o diploma com o testemunho do mundo e da FIFA.”

Por essas palavras e pelo naipe das últimas copas realizadas dá para saber que o dinheiro gasto não vai ser pouco.

A última copa, realizada na Alemanha, foi de certo modo “fácil” para ser feita. O país já tinha uma boa malha rodoviária, um sistema de transporte eficiente, uma boa rede hoteleira, hospitais públicos em bom estado, etc. Coisa típica de primeiro mundo.

Estádio de Futebol

Mas, e o Brasil?

São Paulo vive diariamente com o problema do trânsito caótico, o Rio e sua insegurança, Belo Horizonte e a distância entre hospitais, hotéis e o Mineirão e vários outros problemas.

transito-de-sao-paulo

Na minha opinião a cidade mais preparada hoje para a Copa é Brasília: segurança quase perfeita, um trânsito que flui normalmente, hotel que não acaba mais e um projeto concreto de reforma do estádio Mané Garrincha.

Os projetos copeiros trazem finalmente o tão esperado trem bala que interligará Rio e São Paulo. Uma viagem dessas em duas horas seria maravilhoso! Imagine a cidade de São Paulo com os carros correndo a 60km/h! Imagine no Rio você poder andar na praia de Ipanema sem ser abordado com um “perdeu playboy”. Imagine a Globo mostrando cantores em Salvador tocando axé o dia inteiro… Chega! Isso já é demais!

Nossos vizinhos argentinos já  falaram que será a Copa da vergonha brasileira! Logo eles que apoiaram a nossa única candidatura. Para mim isso é papo de invejoso. Mais um motivo para o Brasil fazer melhor!

brasil-e-argentina

Serão cinco anos de trabalho intenso após a escolha das cidades sedes. Tenho fé em Deus que tudo vai dar certo e que não faremos feio.

Vai ser a Copa para ingleses e argentinos verem!

trofeu-da-Copa-do-Mundo-de-2006






Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

1 Comentário:

Luís Felipe disse...

E ae amigo que vai ter copa no brasil vai a pergunta que fica é:é necessario ter a copa no brasil tão cedo?mesmo sendo em 2014 não seria muito cedo?

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!