20 de setembro de 2010

Revolução Farroupilha, orgulho?

A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835, foi um dos maiores movimentos separatistas já experimentados pelo Brasil. Motivo de muito orgulho para os gaúchos, as homenagens sobrevivem até hoje. Lutaram contra a escravidão no Brasil e pela ideia de por em prática a república no lugar da monarquia. Temos muito a agradecer.

Acontece que há um orgulho exagerado pela Revolução Farroupilha e República do Rio Grande por conta dos gaúchos que não faz muito sentido.

1º - O Rio Grande do Sul não é um país, mas sim um estado brasileiro. Não existe República do Rio Grande. Só na imaginação.

2º - A Revolução Farroupilha não é só para os gaúchos, assim como a Inconfidência Mineira não é só para os mineiros. É para o Brasil inteiro!

Se os gaúchos são tão orgulhosos da Farroupilha a ponto de se colocarem como superiores do restante do Brasil, por que será que não fizeram outra revolução até hoje? Ficaram acomodados?

Por que não se orgulhar do dia da Independência do Brasil? O que o Rio Grande do Sul tem de diferente do Rio de Janeiro, Minas Gerais e os estados do Brasil?

Você pode até dizer que a educação no sul é diferente da educação do nordeste, diferenças entre o sotaque e coisas do tipo. Mas e daí? O que faz um brasileiro ser diferente de outro brasileiro no tocante à unidade nacional?

Eu sou fluminense (nascido no estado do Rio de Janeiro) e nem sei o hino do Rio de Janeiro. Tem um mais importante, que eu sei, que é o hino do Brasil.

Até hoje, não conheci nenhum baiano que saiba o hino de seu estado. Olha que a Bahia já foi um estado independente do Brasil, mesmo que por pouco tempo.

Então gaúchos, larguem esse orgulho (bobo?) e compartilhem a Farroupilha com restante do Brasil. Se são realmente brasileiros, se alegrem com a Independência do Brasil, com a Inconfidência Mineira, Independência da Bahia, Sabinada, Balaiada e tantas outras revoluções.

Só assim a Farroupilha será lembrada pelo "resto do Brasil".

Leia:


Saiam desse mundinho fechado do Rio Grande do Sul. O Brasil é maior que isso!

Brasil. Ame-o ou deixe-o.

Me desculpem os remanescentes da ditadura, mas é nessas horas que essa frase faz sentido.

Comentários:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!