12 de fevereiro de 2010

Por que não usamos widgets de terceiros?

Já reparou que aqui no Geralidades da Vida não se usa widgets de outros blogueiros? Se não viu dê uma olhada. Temos uma explicação pra isso.

O que faz um blog estar vivo!

É muito legal o que alguns blogueiros andam fazendo por aí criando novas ferramentas de interação com o leitor do blog. São vários widgets que encontramos de boa qualidade. Alguns exemplos:

 

Translator Widget de Juliana Sardinha

Contador de artigos, feed, Twitter e comentários do blog de Marcos Lemos

Contador de posts e comentários de Compulsivo

E vários outros

 

Com certeza são widgets muito bons e se você procura isso para o seu blog recomendo estes (já usamos).

 

Mas por que não os tem aqui no Geralidades da Vida?

 

Aqui no blog priorizamos os widgets elaborados pelos próprios desenvolvedores do site ou plataforma. Por exemplo: com relação a comentários recentes, artigos recentes e outros damos preferência aos widgets elaborados pelo próprio Blogger. Já o que trata das atualizações do perfil do Twitter preferimos um widget elaborado por ele.

 

Leia Widgets para o seu blog

 

Outro motivo é o link obrigatório que consta em alguns widgets.

 

image Claro que linkar outro blog é bom tanto para quem linka quanto para quem é linkado. Nesse caso gostamos do widget, mas nos vemos obrigados a linkar o blog do autor pois não queremos infringir a regra imposta. No nosso pensamento isso nos impede de sermos livres.

 

Claro que devemos reconhecer o trabalho de quem elaborou a ferramenta, mas deveria ser de outra forma. Um artigo sobre o widget ou um tweet semanal seria uma das formas de contribuir para o reconhecimento.

 

Esteticamente falando, o resultado pode não agradar. O blog parece não possuir identidade própria.

 

O ato de linkar não pode ser algo forçado, mas sim uma atitude livre e espontânea. Claro que temos a opção de não usar o widget, mas se gostamos…

 

É uma situação que talvez alguns também pensam a respeito. Talvez já usam desse mesmo motivo para não usar widgets de terceiros. Outros  podem pensar de forma diferente da nossa.

 

Não é do nosso interesse dizer para você não usar as ferramentas. Até as recomendamos caso queira. Só estamos abordando o tema liberdade em nossos próprios blogs e o ato “forçado” de linkar nele.

 

Reflitam sobre isso.

 

Até a próxima!

2 Comentários:

Max Martins disse...

Concordo contigo, Marco.
Já deixei de colocar alguns widgets por causa disso.
Porém, preservei os direitos autorais da Juliana, do Dicas Blogger, pois uso um dos modelos que ela criou, embora tenha feito várias modificações.
Como você disse, é direito do autor levar os créditos pelo seu trabalho e nós temos a opção de não usar.
Apesar de não pertencer ao mesmo nicho, sempre que tenho a oportunidade faço um link para os blogs que costumo ler, pois tenho aprendido bastante com eles e é uma forma de agradecer.
Ainda não tinha visitado sua página, mas gostei muito do que vi aqui. Parabéns!
Abraços

Marco Damaceno disse...

@Max_Martins -

No caso de templates já é um pouco mais complicado. Se não fazemos mudanças profundas no código deve-se preservar o link.
Obrigado pelo elogio e volte sempre.

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!