15 de janeiro de 2010

Maldição sobre os negros

Martin Luther King, Pelé, Nelson Mandela, Barack Obama e tantos outros negros no mundo. Será que eles têm alguma maldição por terem origens africanas?

 

Martin Luther King

 

Na época dos descobrimentos começou a ser difundida a ideia na Europa que os negros africanos possuíam algum tipo de maldição. Os europeus usavam isso como pretexto para escraviza-los com o apoio da igreja. Antes disso não eram comuns atitudes racistas.

 

Alguns usam um argumento bíblico onde Noé amaldiçoa um de seus filhos após ele ter pecado o vendo nu. Dizem que a maldição ganhou uma marca e essa marca é a pele escura. A bíblia não dá margem para esse pensamento. É uma questão de interpretação da histórica ligada a fatos bíblicos.

 

Um comentário desse tipo foi de autoria do cônsul haitiano após o terremoto no Caribe. O Haiti é um país pobre onde a maioria da população é negra e que não tem infraestrutura. Vive em constantes conflitos provocados por disputas tribais (de origem africana).

 

Veja o vídeo com as palavras do cônsul:

Pra mim, esse cônsul falou merda!

 

Ele é haitiano e possui mais de 100 parentes no país. Com certeza, pelo menos um deles deve ter uma pele bem escura.

 

Não é de hoje que escuto esse blá blá blá de maldição sobre os africanos e seus descendentes. Mas vários acontecimentos de conhecimento global fizeram essa maldição cair por terra. Vejamos:

 

Esporte

 

Todo brasileiro sabe que a França foi campeã do mundo de futebol vencendo o Brasil por 3 a 0 na final. Compare o time francês de 1998 com os anteriores. Vemos que antes de 98 a França tinha poucos (só um) negros na sua seleção e não ganhou nada. Quando passou a se abrir pra jogadores negros se tornou uma das seleções mais temidas no futebol. O Brasil que o diga!

 

Política

 

Quem poderia imaginar que um negro pudesse ser presidente dos EUA, país conhecido por ser um dos mais racistas do mundo? Pois é! Ele é presidente e está se virando muito bem até agora. Já ganhou até Nobel da Paz!

 

Religião

 

Você sabia que Santa Efigênia e Santo Agostinho eram negros? São santos de grande popularidade no mundo. Sem contar a imagem de Nossa Senhora Aparecida que em seu original era negra.

 

Entretenimento

 

Oprah Winfrey, negra americana, tem o programa de maior audiência dos Estados Unidos na rede ABC, o The Oprah Winfrey Show. É também dona de um canal de TV e ganha por mês mais de 50 milhões de dólares juntando todas as suas atividades. Eu queria uma maldição dessas!

 

Eu poderia citar vários casos que fazem com que esse papo de maldição não tenha crédito. Aí você pode falar: "os casos de Barack Obama e Oprah Winfrey são individuais. Não se comparam a um grupo de africanos". Se você pensa assim está enganado! Essa é só a ponta do iceberg. É só pesquisar que você encontra outros negros que venceram na vida.

 

Os africanos só precisam de uma oportunidade para mostrarem o seu valor. Oportunidade que lhes foi tirada por europeus oportunistas e situação que perdura até hoje.

 

Se africanos e descentes estão realmente amaldiçoados coitado do Brasil! A Argentina deve ser um lugar bem melhor, né?

3 Comentários:

SBIE disse...

Pra vc ver, meu caro, a grande preocupação e desculpa de um ser humano de subjulgar um outro!
Acredito que isso só tende a diminuir hoje em dia... mas a verdade é que os negros são um povo forte, apesar de sofrido... possuem pele com mais colágeno os que os diferem dos brancos, e por isso aparentam mais novos...
O que esse cônsul fez foi apresentar nada mais que a visão dada pra ele desde criança (com ranço de outras gerações) de que negros são amaldiçoados (uma ideia que as Igrejas Protestantes e a Igreja Católica já apoiaram).

Mas acredito que haverá o momento em que o preconceito irá acabar de vez... a tal ponto de não haver mais discrimição. Utopia? Talvez.

R. disse...

Esse cara falou merda mesmoo!
Adorei seu blog...
Conheça o meu: http://1olharsobreomundo.blogspot.com/

Ingo disse...

É incrivel como ainda existe gente com uma mentalidade dessas,
falando tamanha asneira e a ironia maior é o cargo dele: Consul do Haiti.

Um representante do Haiti falar que a tragédia ta sendo boa pra eles, pra ficar conhecido. Otimo ficar conhecido a custas de 50 mil de mortes...

Boris Casoy que o diga: Isso é uma Vergonha!

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!