18 de janeiro de 2010

Callcenters x Consumidor

Quando ligamos para um central de atendimento de uma empresa (SAC) geralmente é pra reclamar do produto ou serviço, não é mesmo? Quando eu trabalhava no telemarketing não me lembro de ter recebido nenhuma ligação que o cliente queria só elogiar.

 

Já publiquei aqui antes 7 dicas para ser bem atendido em callcenter, mas tem horas que não dá para ser bonzinho. Eu sei.

 

Acontece que os muitos que ligam desconhecem seus direitos ou os perdem durante a ligação. Não recorrem de forma correta e projetam medidas punidoras que jamais acontecerão. Vejamos como se dar bem nessa briga:

 

  1. 1. Conheça o produto/serviço que utiliza

 

Não adianta ligar dizendo que vai no Procon, Anatel ou sei lá onde e ficar todo enrolado depois de uma simples pergunta do atendente. Se for reclamar de algo saiba o que está fazendo ou você não terá argumento suficiente.

 

  1. 2. Leia o contrato!

 

Sei que isso é muito difícil de se fazer, mas é necessário. Alí estão todas as condições do consumidor e da empresa prestadora do serviço. Muitas vezes a empresas se isentam de obrigações e você acaba concordando com a sua assinatura. Por isso, leia sempre o contrato.

 

  1. 3. Não use palavra de baixo calão durante a ligação - Não xingue

 

Acredite! A sua ligação está sendo mesmo gravada. Muitos clientes pensam em utilizar a gravação como arma para o processo, mas do que vai adiantar isso se a pessoa xinga o atendente ou a empresa? Nada! Portanto, mesmo indignado seja educado.

 

  1. 4. Vá direto ao lugar certo para o processo

 

Nada de Anatel ou Procon. Eles podem até ajudar, mas será melhor se você for ao Juizado de Pequenas Causas. Digo isso por experiência própria! Quantos casos eu vi em que a pessoa reclamou no Procon e virou uma novela? No Juizado de Pequenas Causas a solução vem muito mais rápida.

 

  1. 5. Não perca tempo falando com o supervisor

 

Não adianta nada. Ele diz a mesma coisa que o atendente fala. O problema é que a pessoa que liga se sente mais confortada quando algum superior o atende, mas se fosse assim não seria necessário ter operadores. Só supervisores! Já vi casos de simples operadores terem mais conhecimento do que um supervisor. No final você pode não saber em quem confiar, então é melhor evitar.

 

Essas são as dicas mais interessantes para você se dar bem na sua luta. Claro que existem outras. Se souber de mais alguma compartilhe conosco no campo de comentários.

Comentários:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!