9 de novembro de 2009

Vivendo e aprendendo com a privacidade alheia

Dois casos agitaram este final de semana: as fotos da festa de aniversário dos filhos de Luciano Hulk e a condenação do Google sobre os falsos perfis de Rubens Barrichello no Orkut. Vamos falar sobre eles.

 

No blog Querido Leitor, escrito pela jornalista Rosana Hermann, é falado sobre o caso das fotos de uma festa na casa de Luciano Hulk. A autora das foto é Vitória Garrido, filha do cantor Tony Garrido, que estava entre os convidados. A jornalista mostra muito bem como foi fácil descobrir que foi Vitória Garrido a verdadeira autora das fotos.

 

Luciano chegou a classificar a publicação das fotos na internet como “deselegante”, mas sem saber quem tinha feito isso. Depois de algumas horas (devido a velocidade do Twitter) Luciano descobriu que foi o autor das fotos.

 

Vitória Garrido negou ter sido a primeira a colocar as fotos na internet. O fato dela ter negado foi medo. Algumas pessoas ficam acuadas depois de serem acusadas, ainda mais quando é uma verdade. Vitória resolveu retirar as fotos do Twitter, mas outras fontes de notícia já haviam se apoderado das fotos e republicado.

 

Minha opinião é a seguinte: morreu alguém? Alguém foi ameaçado, difamado ou caluniado? Não? Então, esquece, mas aprenda pra não fazer isso de novo!

 

O outro caso é o Rubens Barrichello e a Google.

 

Conforme noticiado no IDG Now! a Google foi condenada a pagar mais de R$ 1,2 milhão a Barrichello. Motivo: os perfis falsos e comunidades pejorativas que fazem referência ao piloto brasileiro.

 

Nesse caso eu penso que a justiça agiu de forma certa. Não é de hoje que aparecem perfis falsos no Orkut e a Google não faz nada contra aparentemente. Como postei no meu Twitter, acho que a Google deveria ter maior controle sobre seus próprios produtos a fim de evitar esse tipo de coisa.

 

É fato que muitos usuários utilizam o sistema para caluniar, difamar e ameaçar outras pessoas. Vemos isso no Youtube onde recentemente apareceu um vídeo onde um aluno de uma escola no Rio Grande do Sul levava socos e pontapés de outros colegas. Ele não podia fazer muita coisa pois era um contra + ou – 8. Uma covardia!

 

Imagine o que mais deve ter no Youtube! Isso é só o que a gente fica sabendo pela tv.

 

Talvez sofrendo mais condenações a Google aprenda que liberdade precisa de limites. A internet, por mais que seja um espaço livre, não é uma terra sem lei. Ela que quer conquistar tudo e a todos deveria prestar mais atenção nisso ou vai sofrer mais coisas desse tipo.

 

Eu só espero não ser processado por nenhum deles porque é mais fácil eles me darem dinheiro do que tirarem de mim. rsrsrs

Comentários:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!