16 de julho de 2009

Plágio – Ainda tem gente que acha que não dá em nada

plagio Uma coisa que irrita não só os blogueiros, mas qualquer um que inventa, escreve, fotografa ou compõe alguma coisa é o plágio. Não dar os devidos créditos à pessoa que teve a idéia original é uma tremenda sacanagem.

 

Vamos a definição de plágio segundo o Wikipédia:

 

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

 

Ontem pelo Twitter, conheci um blog plagiador – não vou colocar o link porque ele não merece – através de @julianasardinha. O plagiador teve a cara de pau de postar vários posts sem os devidos créditos. Acabei por ver lá Dicas Compulsivas, artigos do Dicas Blogger, Ferramentas Blog, Códigos Blog e outros (esses sim merecem um link). Ainda não vi nada do Geralidades da Vida por lá e espero não ver.

 

O @hordones, autor do Ferramentas Blog recebeu uma resposta nada elegante do kibador. Clique aqui para ver.

 

Como sou compositor detesto plágio e defendo todos que forem vítimas desse mal. Eu já fui vítima e sei como que é irritante e desgastante.

 

Um ótimo blog que trata muito bem desse assunto é o Blosque. Lá você fica sabendo o que é e o que não é plágio no mundo da internet.

 

Caso encontre por aí algum post retirado do Geralidades da Vida ou qualquer outro blog sem os devidos créditos notifique o autor imediatamente e ajude a combater essa praga.

 

Artigo relacionado a esse assunto: Plágio ou não?

 

Lei federal nº 9.610/98 sobre Direitos Autorais.

 

Photo credits: zempt

2 Comentários:

SBIE disse...

No caso do Googlink acaba nem sendo tanto plágio assim... todo mundo sabe que em a Google, a fonte tá no próprio nome. Mas acredito que a Google pode requerer muito bem o seu nome visto que foi cópia lavada!
Precisa mais de originalidade! Vejo que seu blog é super criativo e tal, trata de assuntos diversos!

Que legal fez outro blog, vou ver como ele está!

SBIE disse...

Parabéns pela originalidade que é só sua!

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!