2 de junho de 2009

Os Estados Unidos e sua decadência

guerra-do-iraque Não sou nenhum profeta, mas o que as últimas notícias nos mostram é um possível confronto armado entre EUA e Coréia do Norte. O governo norte-coreano já dá sinais que vai disparar um míssil contra o território americano dentro de duas semanas! Notícia do Folha Online.

O que a história nos mostra é que sempre há nações que desafiam as chamadas superpotências e com os EUA não é diferente.

Vejamos os persas, otomanos, egípcios, russos, romanos, espanhóis, ingleses e nazistas. Todos esses tiveram o seu auge e depois, ou foram extintos ou diminuíram em número e poder.

estatuadaliberdade

O caso dos Estados Unidos se assemelha muito ao do Império Romano. Um grande território, grande influência em outras terras, uma economia forte, exército poderoso e vários vizinhos esperando um vacilo para darem o bote certeiro.

O Império Romano caiu devido a  sua prepotência e arrogância com os povos dominados. Não permitiam o uso do idioma local colocando o latim como língua oficial, fizeram obrigatório o pagamento de impostos ao governo e não davam a chance de um cidadão do povo dominado crescer na vida. Somaram-se também as constantes guerras em que estavam envolvidos e a perda de homens em batalha causando baixas no número de soldados. Tudo isso foi se acumulando durante o tempo e depois chegou a avalanche.

criseimperioromano-fig2

Alguma semelhança com os EUA?

Abra seu livro de história e vai ver muitos povos que dominaram a terra e hoje nem existem mais. Nada é para sempre!

“Nem só de produto americano viverá o homem”. (Marco Antonio A. Damaceno)

Repetindo: Não sou nenhum profeta!






Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

2 Comentários:

Anônimo disse...

Olá Marco, seja bem vindo ao Apareceu na Net. Realmente o site é interessante, mas tb optei continuar usando mais o Google enquanto o outro permanece em beta. Parabéns pelo blog. Aceita parceria? Abraço. Fernando

Georgia Hammine disse...

E precisa ser profeta?
São poucos que realmente estão preparados pra entender a guerra. Nao aquela que aparece no Jornal das Oito, mas aquela que está por trás da publicidade. Muito bom seu post.

Esse post tem relação, querendo passar lá:
http://limaoanalogico.blogspot.com/2009/05/o-que-coreia-do-norte-quer.html
Abraços!

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!