8 de março de 2010

Ocultar ou não a navbar do Blogger?

Vemos por aí inúmeros tutoriais ensinando a ocultar a navbar do Blogger. Dos blogs famosos aos pequenos  a opinião é uma só: ele é feio. Mas será que ele é mesmo? Não seria melhor deixa-lo no seu lugar?

navbar do bloggerAntes, se não me engano, existiam somente quatro opções de cores para a navbar: preto, cinza, azul e bege. Hoje, tem mais opções como o transparente claro e o transparente escuro.

 

Faço uma pergunta: se o seu blog fosse hospedado/patrocinado/seja lá o que for pelo Terra, IG ou UOL você ocultaria a navbar deles? Acredito que não.

 

Por que a situação com o Blogger é diferente? A navbar dos outros será que é mais bonita? Acho que a questão não é exatamente essa.

 

Por muito tempo o Geralidades da Vida ficou sem a tal navbar. Mais tarde, com a mudança de cores do blog, achei por bem coloca-la de volta. É uma forma de retribuição à hospedagem que o Blogger me oferece.

 

vergonha Muitos blogueiros parecem ter vergonha de mostrar que seu blog é hospedado no Blogger. Querem porque querem faze-lo parecer com um do Wordpress (que não possui navbar) já que a plataforma Blogger não possui “reputação muito boa”. Eu mesmo já me vi nessa situação.

 

Essa questão de reputação ruim do Blogger pra mim já são águas passadas. Em muitos casos ele é muito melhor que o Wordpress!

 

O blogueiro tem a opção de ocultar ou não. O Blogger não possui uma regra a respeito disso. Vários blogs seguem sem a navbar.

 

Este artigo serve para uma avaliação da conduta que temos com o nosso blog. Não quero aqui influenciar nas suas escolhas. Seria demais. É só para uma reflexão.

 

Por muito tempo eu ocultei a navbar. Hoje penso diferente.

 

Qual a sua opinião?

2 Comentários:

Anônimo disse...

Olá, Marco!

Se a idéia do seu artigo era me fazer pensar, conseguiu! Fiquei um bom tempo aqui pensando o que escrever.

Meus dois blogs não possuem a NavBar do Blogger. Não porque me envergonho da plataforma. Pelo contrário: recentemente, escrevi um comentário defendendo a plataforma frente ao Wordpress. Eles acabaram ficando sem a NavBar porque nos templates que utilizei ela já vem desativada por default.

Talvez se a barra fosse mais atraente e trouxesse mais funcionalidades, poderia conseguir mais adeptos. Mas, é assunto para eu pensar nos próximos dias.

Um abraço e parabéns pela reflexão!

Adelson (Gerenciando Blog)

Marco Damaceno disse...

@Adelson -

Que bom saber disso! A ideia do artigo era justamente essa sem querer impor uma regra, o que seria demais.

Hoje é possível adequar as cores da NavBar de acordo com o blog. Claro que ainda é preciso melhorias, mas alguns passos já foram dados como o botão compartilhar onde é possível criar um link do artigo no Twitter por exemplo.

A ideia de que ela é feia foi muito disseminada e para mudar isso há um longo caminho para se percorrer, mas não impossível.

Obrigado pelo comentário e elogio. Volte sempre!

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!