1 de fevereiro de 2010

Aplicativos em nuvem

Você tem acesso a internet banda larga? Por que não usar aplicativos em nuvem?

 

Computação em nuvem ou cloud computing é um conceito que vem sendo muito comentado e sua utilização será muito grande em 2010. Várias empresas como Google, Microsoft e Canonical já anunciaram seus projetos. Alguns já foram lançados, outros tem previsão para 2010.

 

Veja a definição de computação em nuvem na Wikipedia

 

nuvem

 

Talvez você tenha visto por aí artigos que falam sobre a computação em nuvem muito relacionada com profissionais de TI. Mas o usuário comum, que só quer acessar a internet, também pode tirar vantagens nisso.

 

Nossa maior referência é o Google pois é uma empresa que investe pesado nesse conceito e se dá muito bem.

 

É possível substituir programas instalados no computador por sites que já fazem o mesmo trabalho. Por exemplo:

 

E-mail

e-mail

 

Você pode ter instalado em seu computador um cliente de e-mail. Você pode troca-lo pelo Gmail que recebe e-mails de outras contas que não sejam do Google.

 

Sem contar que clientes de e-mail com o tempo vão enchendo nosso HD de arquivos velhos pois para recebe-los esses programas fazem o download deles. Com o nosso cliente em cloud computing isso não acontece.

 

 

Como criar e-mail no Gmail

Como criar e-mail no Yahoo

 

Fotos

flickr-logo 

Muitos sistemas operacionais vem de fábrica com programas que visualizam imagens em formatos diversos. Se tiramos uma foto do celular ou da câmera digital geralmente a guardamos no HD do computador.

 

Hoje é possível você ter essas fotos armazenadas na internet. Além disso ainda pode determinar se quer compartilhar com outras pessoas ou não, torna-las públicas ou não. Você também pode acessa-las de qualquer outro computador com internet a qualquer momento.

 

Os melhores sites de armazenamento de fotos são o Flickr, o Picasa Web e o Imageshack. Neles você pode criar álbuns para serem visualizados por quem quer que seja de qualquer lugar.

 

Como criar conta no Flickr

Como criar conta no Picasa Web

Como criar conta no Imageshack

 

Texto

 Office

Você pode substituir o Microsoft Office ou o BrOffice e usar o Google Docs. No Google Docs você pode salvar seus arquivos em extensões compatíveis com qualquer um dos dois editores. A diferença é que ele não precisa ser instalado no computador. Basta possuir acesso à internet.

 

Para usa-lo basta ter uma conta do Google e acessar o site do Google Docs.

 

Leitores de feed

 Feed

Alguns clientes de e-mail oferecem a opção de leitura de feeds, mas como dito antes, eles precisam fazer o download e isso ocupa espaço no HD. Podemos então fazer uso do Google Reader que tem a função de ler feeds. Neles você pode organizar tudo em pastas separadas por qualquer critério de sua escolha.

 

Sistemas operacionais

 

No início de 2009 começou o boato de que a Google iria lançar seu SO, o Chrome OS. Depois de um tempo a empresa confirmou o boato e disse que seu lançamento oficial será em 2010. O sistema todo possuirá aplicativos em nuvem, o que exige menos de hardware.

 

Hoje vemos sistemas operacionais exigindo cada vez mais de hardwares potentes e caros. Com a computação em nuvem o que dita as regras é a internet. O que podemos vivenciar nesse ano e nos próximos é uma revolução na fabricação de computadores. Uma mudança no pensamento dos fabricantes sobre o que realmente deve e o que não deve ir embarcado num sistema operacional.

 

Enquanto o Chrome OS não é lançado oficialmente, você pode desfrutar de tudo isso usando serviços como o EyeOS ou Cloudo que são muito bons. A ideia é fazer o computador operar sem precisar de programas instalados.

 

Outros

 

Outros serviços oferecem o armazenamento de qualquer tipo de arquivo na web:

 

Ubuntu One voltado para utilizadores do SO Linux Ubuntu. Oferece 2GB de espaço de armazenamento gratuito;

 

Dropbox serve para qualquer sistema operacional. Também possui 2GB de armazenamento gratuito.

 

Como pode ver, a computação em nuvem veio tirar um pouco da sobrecarga que existe em nossos computadores. Com isso poderemos escolher aquela configuração que realmente nos interessa e independente do sistema que está instalado nele. É uma mudança de pensamento muito interessante.

 

--

 

“Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro.”

Comentários:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!