8 de setembro de 2009

Proteja sua conta do Orkut

Não é de hoje que vários amigos meus tiveram suas contas de e-mail do Orkut roubadas porque não tomaram algumas medidas de segurança. Neste artigo vamos passar algumas dicas que vão auxiliá-lo na hora em que você estiver navegando pelo Orkut.

Orkut

Links falsos

Antes era mais frequente, mas agora deu uma parada. Sempre nas páginas de recado apareciam aqueles vídeos (pornográficos) com o link direcionado a um outro lugar totalmente diferente. Não só vídeos, mas também cartões animados, que abaixo chegam com um link, geralmente são falsos.

 

Como já foi dito em outro artigo por aqui, antes de clicar no link somente ponha o ponteiro do mouse sobre ele e veja no canto inferior esquerdo qual é endereço que aparece. Se você suspeitar de alguma coisa NÃO CLIQUE ou poderá ter sérios problemas no seu computador.

 

E-mail e senha

Se o e-mail que você usa para acessar o Orkut é o mesmo que usa para o Blogger, Gmail, Docs etc. acho melhor rever isso! Mantenha uma conta específica para o Orkut. Mais tarde, num eventual roubo de conta o estrago é menor.

 

Antivírus e semelhantes

Tenha sempre um antivírus no seu computador funcionando com a proteção residente, isto é, em tempo real. Tenha programas removedores de spyware e de arquivos temporários que, além de consumir espaço no hd, é uma porta aberta para os programas maliciosos.

 

Veja alguns programas (gratuitos):

 

Avast (antivírus)

Super Antispyware (antispyware)

Zone Alarm (firewall)

Ccleaner (removedor de arquivos temporários)

 

Navegador

Muita gente nem sabe o que é isso, mas eles estão aí disponíveis para você fazer uso. Ainda tem gente que pensa que a única porta de entrada na internet é aquele ícone de um “E” grande e azul na área de trabalho. E pior: geralmente a pessoa tem a versão mais antiga desse navegador o que aumenta ainda mais os riscos. Firefox, Opera, Chrome e Internet Explorer.

Saiba que além do Internet Explorer existem outros navegadores que oferecem muito mais segurança. São eles: Firefox, Google Chrome e Opera.

 

Uma coisa que muitos ainda não prestaram atenção é que a grande maioria dos que tiveram contas do Orkut roubadas usavam o Internet Explorer. Procure saber mais sobre navegadores (browsers) e evite dores de cabeça.

 

Conclusão

Você tem a disposição várias ferramentas de proteção contra ações virtuais maliciosas. Só não usa quem não quer.

 

Caso tenha mais alguma dica deixe nos comentários e enriqueça este artigo.

 

Obrigado.

2 Comentários:

Betinho Cerri disse...

Boa Dica!

Belo Blog!

Cruela Veneno da Silva disse...

pois é... ainda bem que eu não caio nessas.

até.

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!