17 de setembro de 2009

Geralidades? Que nome é esse?

Quem nunca trocou ou pronunciou de forma errada o nome de alguma pessoa? Eu tenho esse problema. Muitos me chamam de Marcos, mas na verdade meu nome é Marco. O mesmo acontece com os blogs, mais especificamente com o meu: Geralidades da Vida.

Geralidades da Vida

Como eu explico na minha bio o nome Geralidades não é um erro e sim uma junção de duas palavras: “geral” e “idades”. Se você olhar no dicionário não vai encontrar “geralidades”, mas vai encontrar “generalidades”. Mas por que as pessoas pensam que este blog se chama “Generalidades” ao invés de “Geralidades”?

 

Depois de eu ter deixado um comentário no blog HTMHelen, em um artigo sobre esse assunto de nomes de blogs, no qual falei um pouco sobre o meu caso, recebi a seguinte resposta:

 

@Marco,


Como geralidade é uma palavra que não existe na língua portuguesa, o cérebro humano automaticamente entende generalidade, como se fosse apenas um erro de digitação. Seria como eu escrever motocleta e você automaticamente entender motocicleta.

 

Leia: 6 erros cometidos em nomes de blogs

Marca do Geralidades da VidaA explicação da Helen sobre o nome geralidade foi objetiva e clara. Quando coloquei este nome no blog eu já sabia que teria esse “problema”, mas resolvi continuar e criar uma marca usando duas palavras formando uma só. Considero esse nome um atrativo a mais para a pessoa querer visitar o blog. 

 

Eu não ligo muito se fazem essa troca, até porque não é culpa deles. É culpa de quem criou isso (eu). Só tento mostrar, de forma sutil e divertida, que o nome do blog está escrito errado. Se a pessoa “pescar” ela faz a correção, se não, deixa como está.

 

Como eu disse no começo, isso acontece com o meu nome também. É um problema que me persegue, não sendo muito diferente do meu blog. Consigo lidar bem com isso.

4 Comentários:

SBIE disse...

Então, Marco.
Eu acho que o nome de seu blog não foi uma jogada muito boa de marketing, ainda mais por estar escrito de uma forma diferente. Juro que já coloquei "Generalidades" pra poder achar seu blog. E o fato de ser geralidades só me atrapalhou a achar seu blog. As vezes é preciso pensar no que damos nomes as coisas.
Com meu blog é quase a mesma coisa: tem gente que confunde o blog INDICOESSE com o "Indico Esse Blog" - blogs totalmentes distintos mas que criam confusão na cabeça das pessoas. Talvez um layout diferente nos dois blogs vai amenizar essa distinção.. e tb alguns banners indicando o outro blog.

Agente vai aprendendo, o leitor não pensa que nem agente na hora de procurar nosso blog.

Abraço

Twitter Nervoso disse...

Eu associei com generosidade xD

http://www.twitternervoso.com.br

Helen Fernanda disse...

Quando eu escolhi o nome HTMHelen me preparei psicologicamente para as pessoas que escreveriam o nome errado.

Para minha surpresa, o máximo que as pessoas erram é a forma de escrever, mas não erram o nome.

Creio que seja porque, se mudar qualquer letra, o trocadilho se perde. Por Helen ser um nome inglês, a maioria das pessoas já sabe que se usa n no final ao invés de m.

Até mais!

Marco Damaceno disse...

@Indicoesse

Pois é! Vou ter arrumar algum jeito de distinguir os dois nomes, mas ainda não sei como.

@Twitter Nervoso

Que bom! Generosidade com o leitor também faz parte desse blog.

@Helen Fernanda

O nome do seu blog é uma sacada muito boa e bem original. Parabéns!

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!