16 de setembro de 2009

Como aprender um idioma de forma eficiente

Há várias formas de se estudar uma língua estrangeira – cursos, aula particular, escola regular, sozinho, etc. No entanto, a aprendizagem poderia ser baseada em nossa rotina diária, facilitando-a, do que simplesmente comparecer em aulas.

 

Claro que estas formas de estudo não excluem a necessidade de reservar bastante tempo para os livros de gramática e dicionários. Mas combinando os métodos abaixo com o processo de estudo tradicional suas habilidades de linguagem tendem a acelerar significativamente:

 

  1. Intercâmbiowoman_with_computer_headphones-other

  2. É feito através da comunicação frequente com uma pessoa que fala o idioma do qual está a aprender. Uma vez que a outra pessoa também está a aprender o seu idioma, fazendo disso uma cooperação mútua. Hoje em dia isso é muito fácil de se fazer através da internet, chats de voz, mensageiros, etc.

 

planetaImersão

A mais efetiva forma de se aprender uma língua estrangeira é estar rodeado por ela. A melhor opção é viajar para o país do idioma e permanecer por lá cerca de 2 a 3 meses, embora isso não seja possível devido a custos elevados ou tempo do trabalho.

 

Áudiomusica

Você provavelmente gasta tempo todos os dias adquirindo algo e voltando pra casa. Este tempo pode ser usado para ouvir uma rádio ou livros de áudio em língua  estrangeira. Uma outra opção é ouvir um áudio enquanto se prepara pra dormir. Algumas palavras e frases serão guardadas em sua memória sem qualquer esforço adicional de sua parte.

 

filme-1Filmes

Veja filmes estrangeiros. No início, pra facilitar, procure por filmes que tenham legendas em seu idioma nativo (português). Você pode adquirir o filme com áudio original e traduzido. Primeiro assista ao traduzido para ter uma melhor compreensão do enredo, em seguida, reveja-o com o idioma original. É aconselhável começar com seriados, porque são mais fáceis de seguir e compreender.

 

batepapo

Salas de bate-papo

Se você não tem qualquer amigo estrangeiro para falar sobre algo permanente, você  pode entrar em salas de bate-papo ou fóruns, participar das conversas, discussões, etc.

 

Tempo passado

Para aqueles que ainda estão no começo, aprendendo a gramática básica, é aconselhável aprender primeiro o tempo passado, já que você sempre vai falar mais sobre eventos passados do que o presente e o futuro.

 

Este texto é uma tradução adaptada para o português brasileiro do artigo How to learn a language faster (em inglês). Algumas palavras e frases foram modificadas para se adaptarem ao idioma falado no Brasil.

Página inicial

3 Comentários:

Rafael Lucini disse...

muito bom o texto, aprendi muito inglês assistindo séries americanas! =)

Alcione Santana disse...

Senpre assisto o filme em com legenda em Português depois em Inglês,funciona mesmo.

ki♥♥ disse...

o mais facil é viver num sitio que se fale essa lingua, mas como nem nem sempre dá :/
mas muito boas dicas! :D

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!