25 de agosto de 2009

Twitter virando Orkut? Ainda não.

O Twitter, serviço de microblogging (microblogagem) em 140 caracteres, tem sido ultimamente a rede social que tem mais crescido no mundo. Como nada nesse mundo agrada a todos, com o Twitter não é diferente.

 

Para os blogueiros ele se tornou uma ferramenta essencial para divulgação de artigos. Tudo é em tempo real e pode ser acompanhado por aqueles que te seguem.

 

Li no UOL Tablóide uma crítica sobre a utilização do Twitter como se fosse uma espécie de Orkut. No texto cada parágrafo possui no máximo 140 caracteres. Um texto interessante que mostra a orkutização do Twitter já que muitos estão deixando o Orkut de lado (eu sou um).

 

Orkutização do Twitter?

 

Isso mesmo! O que está acontecendo é que muitas pessoas estão migrando para o Twitter usando os mesmos critérios que utilizavam no Orkut. Alguns twitters  só se sentem satisfeitos se tiverem um número alto de seguidores (amigos), mas ele não conhece as pessoas que o seguem muito e muito menos o seu trabalho.

 

O caso é um pouco diferente do Orkut. Nele você escolhe se será "amigo" da pessoa ou não. A partir daí os dois estabelecem uma comunicação. É aí que encontramos o fator chave do termo "orkutização".

 

No Twitter, quem é seguido não tem a obrigação de retribuir. Mas o que temos visto ultimamente é um movimento chamado "Siga-me que eu te sigo" como se fosse um pedido de "amizade" feito no Orkut. Vale a pena fazer isso? Faça a pergunta a você mesmo.

 

Eu mesmo entrei nessa onda por uns tempinhos, mas depois vi que estava cometendo um erro. Eu seguia uma mulher daqui da minha cidade que postava coisas sem sentido algum. Resolvi parar de segui-la e consequentemente ela retribuiu o feito.

 

O Twitter não pode ser comparado ao Orkut porque são ferramentas distintas. Tanto é que até a Google tem o seu perfil por lá! Recentemente eles manifestaram o interesse na aquisição do Twitter, coisa que não ocorreu. Por que não criaram um outro ou fizeram o Orkut parecer igual? Porque são distintos. Cada um tem sua função na internet.

 

Essa mania de Orkut que o brasileiro tem não pode influenciar no Twitter. Deixem o passarinho azul em paz!

2 Comentários:

Taty Maria disse...

com certeza nada a ver comparar twitter com orkut, essas pessoas q aderem o "siga-me q eu te sigo", na minha opinião são pessoas egocêntricas e narcisistas! O twitter é um espaço de informação rápida, não tem como comparar ao orkut, apesar de algumas pessoas utilizá-lo como tal.

cgfreita disse...

Para mim seria muito prático uma ferramenta de atualização automática do status do Orkut, via Twitter, como há no Facebook e outrs. Pouparia muito tempo e facilitaria ter o status sempre em dia.

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!