13 de junho de 2009

Como fazer um formulário de contato usando o Google

Durante muito tempo procurei uma forma de criar um formulário de contato onde o leitor poderia entrar em contato comigo sem precisar abrir seu leitor de e-mails.

 

Uma dica muito boa encontrei no Dicas Blogger usando o Kontactr. Foi baseado no formulário de contato do blog de Juliana Sardinha que fiz um usando o Google Docs. Vamos aprender a fazer um?

 

Acesse sua conta do Google.

Entre no Google Docs ( http://docs.google.com/ ).

 

Clique em Novo > Formulário.

Passo a passo formulario

Nesta página crie os campos do formulário.

passo a passo formulario campos 

No meu caso criei Nome, E-mail, Site, Assunto e Mensagem (padrão). Se quiser colocar mais campos clique em Adicionar pergunta e selecione o tipo de caixa. Fique a vontade.

 

Clique no link que se encontra no rodapé da página para ver com vai ficar seu formulário. Se estiver de acordo clique em salvar e depois em Mais Ações > Incorporar.

passo a passo formulario2

Copie o código que aparecer, crie um novo post com data bem antiga, escolha Editar Html e cole o código. Faça os devidos ajustes de largura para o post e pronto! Está feito seu formulário!

 

Saiba como aumentar a altura do formulário!

9 Comentários:

Wanessa Lins disse...

Boa dica, assim fica bem mais fácil de comunicar.

;**

Cleisson disse...

Oi
to aqui para retribuir a visita e agradecer os comentários.
alem disso otima dica essa vou aproveita-la nos meus blogs.
abraço
Vlw

MamaNunes disse...

Olá! Obrigada por compartilhar informações.
O Formulário de Contato do Google Docs cria uma barra de rolagem e mesmo reduzindo o tamanho, ela continua lá... Tem geito de retirar? Percebi que o seu funcionou direitinho. Se opuder me ajudar, agradeço. :)

Marco D. disse...

@MamaNunes - No meu caso eu utilizo o Windows Live Writer, um editor para blogs muito bom.

Nele eu tenho a opção de aumentar o tamanho de todo o corpo do formulário para que não apareça a barra de rolagem. No editor do Blogger isso não é possível. É no Windows Live Writer que eu escrevo todos os artigos do Geralidades da Vida.

Deixo aqui o link para você fazer o download do programa caso ainda não tenha.

Windows Live Writer

¨_Obrigado e volte sempre!_¨

MamaNunes disse...

Oh querido! Obrigada pela atenção!

No http://blogger-dicasmamanunes.blogspot.com eu uso o EmailForm que é muito bom, mas estou pesquisando alternativas para um blog que fiz para um amigo. Baixei o WLW e o "bandido" não me deixa configurar o blogger (vai entender?) apresenta um erro "401"..afff
Agradeço muitissimo sua colaboração e vou já te indicar lá no Dicas da Mama.
abraços

Anônimo disse...

Muito fácil de usar, valeu.

Diego Francisco disse...

Obrigado pela dica ela e des

Sergio Piu Piu disse...

Valeu cara, tirou uma dor de cabeça.

Sergio Piu Piu disse...

valeu, é o que eu estava procurando.

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!