10 de maio de 2009

Para que serve o Orkut?

Venho me perguntando isso ultimamente e ainda não encontrei a resposta. Visto as últimas notícias sobre o serviço parece não ser nada bom.

Eu tenho lá um perfil. Qual brasileiro não tem né? Um serviço que se tornou tão popular em nosso país e tão mal usado.

Penso eu que o Orkut deveria ser usado para fins profissionais onde a pessoa colocaria o seu ‘currículo’ exposto para todos verem.

Algumas empresas contratam pessoas pelo Orkut, mas ainda é utilizado em pequena escala. Isso porque muitas pessoas priorizam entrar em comunidades como “Eu odeio acordar cedo” e/ou “Eu odeio meu chefe” entre outras. Essa comunidades têm o fim de ser o lugar para compartilharmos nossas opiniões sobre o assunto. Mas convenhamos: profissionalmente não pega nada bem.

Outros usam o serviço para disseminar idéias totalmente erradas como pedofilia, tráfico de drogas, brigas de torcida de futebol, bullying e tantos outros que não valem a pena serem citados. Essa sim é a parte podre do Orkut.

Penso que a Google deveria estar com os olhos voltados para o Brasil e fiscalizando mais de perto esse serviço. O Ministério Público vira e mexe vem nos telejornais mostrando a parte podre. Isso afasta aqueles que querem participar sem fazer mal ao outro.

Mas nem só de coisa ruim vive o Orkut. Já reencontrei vários amigos de infância por lá. Tem outros que conseguem namorar, paquerar, distribuir mensagens positivas, alertar sobre assuntos interessantes e etc. Essa sim é a parte boa. Procure por ela e seja feliz.

Não quero aqui denegrir a imagem das comunidades que citei, mas penso que elas não servem profissionalmente. Já participei de uma delas e saí quando descobri que empresas vasculham suas comunidades procurando novos funcionários com seu perfil. Se a pessoa não tem a intenção de ser vista por empresas pelo Orkut por que não participar dessas comunidades? Fica a critério de cada um.

Seja cuidadoso. Utilize a internet para o bem e navegue com segurança.






Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

4 Comentários:

Anônimo disse...

Sim concordo com suas palavras.

Anônimo disse...

comcordo mas eu acho que deveria ter mais fotos pono

Anônimo disse...

Concordo com suas palavras, o orkut se bem utilizado pode trazer coisas positivas aos seu usuários, depende da consciência de cada um.

Anônimo disse...

Olá, Marco!

Vim aqui retribuir sua visita ao Gerenciando Blog e conhecer o seu trabalho.

Seu blog é interessante! Escolhi este artigo para deixar meu comentário, porque também tenho uma relação um tanto estranha com o Orkut.

Já encontrei amigos de infância, e isso foi ótimo. Também já encontrei informações interessantes nas comunidades, o que também é bom. Mas, não consigo vê-lo como uma ferramenta tão interessante como muitos acham.

Um abraço!

Adelson

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!