8 de maio de 2009

O que é ser brasileiro?

O encontro de povos tão diversos pode ser facilmente observado nos traços físicos da população brasileira, que mesmo tendo se “misturado” ao longo dos séculos, ainda traz consigo a herança indígena, européia, africana e asiática.

 

Mas aí vem a pergunta: o que é ser brasileiro?

 

Somos um povo ainda em formação, que junta num vasto território grupos distintos. Alguns grupos culturais de presença milenar, como os povos indígenas que ainda hoje falam suas línguas primitivas e preservam boa parte de sua cultura original. Outros grupos que integram o mosaico brasileiro chegaram há tão pouco tempo que até hoje falam as línguas dos países de onde partiram.

 

O brasileiro é isso: o resultado de uma mistura que, mesmo com mais erros que acertos em sua história, manteve-se unida por cinco séculos.

 

O que temos no Brasil é uma alma comum. Uma essência nacional que, que apesar de ser tão difícil de ser capturada pelos estudiosos, conseguiu ser mais forte do que as nossas muitas e gritantes diferenças regionais.

 

Ser brasileiro é saber que as diferenças não são o motivo para guerras, mas sim para ser exemplo de união entre tantos países que não sabem o que é ser uma nação.

Comentários:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!