13 de maio de 2009

Como seria sua vida na Idade Média – parte I

Vamos viajar um pouco no tempo e chegar até a Europa Medieval, onde não existia carros, nem indústrias, nem videogame e etc.. Chato? Talvez não. Veja como seria a sua vida nessa época:

A Europa

Comparada à atual, você talvez achasse a Europa daquela época desabitada. Embora fossem cheias de gente, as cidades eram bem menores que as de hoje. A população da Europa em 1300 era, provavelmente, de 74 milhões de pessoas: apenas 20% da população atual.

Clima

O clima europeu era muito variado. Na Escandinávia e na Rússia, a neve cobria o solo durante todo inverno; na Espanha, na Itália e na Grécia, o sol de verão podia ser de derreter! Em toda Europa, as temperaturas eram mais quentes que as atuais. Por volta de 1350, o clima foi ficando mais frio e uma “pequena era glacial” começou. Durou cerca de 300 anos!

Plantas e animais selvagens

A Europa tinha muito mais animais, pássaros e flores silvestres que hoje.. Imensas florestas abrigavam ursos, javalis, lobos e águias. Os pulverizadores químicos ainda não tinha sido inventados, o que protegia o meio ambiente, embora pulgas, mosquitos e plantas venenosas muitas vezes provocassem doenças sérias.

Agricultura e alimentação

A maneira de cultivar a terra dependia de onde você morasse. Nas regiões frias da Rússia e da Escandinávia poucas plantas podiam ser cultivadas. Em terras mais quentes , o trigo a ervilha e as uvas cresciam bem.. Os agricultores também criavam vacas e cabras para obter leite. Havia poucas máquinas, Os arados eram puxados por cavalos ou bois. As colheitas eram feitas manualmente.

Sua família

Sua família era muito importante para você. Sem ela não sobreviveria se adoecesse ou envelhecesse. Era comum trabalhar com a família -  os meninos ajudavam os pais nos campos e nas oficinas, e as meninas ajudavam as mães a cuidar das crianças e a administrar a casa.

Senhores e feudos

Se você fosse um camponês medieval, sua vida seria controlada pelo senhor local. Você teria que trabalhar para ele seu feudo ou pagar-lhe um aluguel. Em troca, ele lhe  daria pedaços de terra para cultivar alimentos para sua família. Muitos senhores tinham o direito de aplicara lei e a ordem em suas terras. Alguns camponeses não eram livres nem mesmo para sair do feudo de seu senhor.

Tá achando ruim? Em breve tem a segunda parte! Aguarde.

Fonte: Como seria sua vida na Idade Média? Editora Scipione






Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

2 Comentários:

Fernando Lima disse...

Olá!

Seu post foi destacado na home do BlogBlogs!

Para vê-lo acesse http://blogblogs.com.br/.

Abraços
Fernando Lima
BlogBlogs

Anônimo disse...

Ótimo tema! Adoro a Idade Média, principalmente suas histórias de cavaleiros, castelos, dragões e magos... Acho que é a primeira época que vem na nossa cabeça quando queremos lembrar de contos-de-fadas. Mas, como vc destacou, a vida não era nenhum conto não... Parabéns!

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!