7 de maio de 2009

7 dicas para ser bem atendido

Todo mundo gosta de ser bem tratado em qualquer lugar e isso faz parte da boa educação. Mas às vezes ocorrem casos que a educação vai para o espaço e perdemos a compostura.

Isso frequententemente ocorre nos atendimentos de call center. O cliente liga e o atendente o trata mal. Ou o cliente já liga nervoso xingando todo mundo.

Parece que o fato de nenhuma das partes estarem se vendo faz com que isso ocorra muito facilmente. Mas convenhamos: Ninguém quer brigar à toa, ainda mais por telefone!

Já que trabalho nessa área me sinto no direito de falar sobre isso e passar algumas dicas para que as duas partes se entendam bem:

1- Durante a apresentação do atendente não o interrompa. Isso irrita muito! Em todo, atendimento, por regulamentação da Anatel, o funcionário deve se apresentar com seu primeiro nome e número de protocolo e isso deve ser feito no ínicio da ligação. Portanto não o interrompa!

2- Se o atendente pediu para aguardar, aguarde. Assim evita dele xingar você e a sua mãe durante o período que a ligação estiver muda.

3- Não fale de sua vida. Já tive muitos atendimentos onde o cliente contou o que ele comeu no dia, onde passeou, com quem namorou… Atendentes não são robôs como muitos pensam, mas lembre-se que são profissionais sérios. A não ser que seja um atendimento de ajuda psicológica.

4- Procure ligar de um ambiente sem barulho ao fundo. Isso atrapalha e pode ocorrer do atendente encerrar a ligação por falta de comunicação se você não responde.

5- Espere o atendente terminar sua frase! Muitas vezes um cliente se estressa à toa porque não ouviu o que ele tinha a dizer até final. Entenda que essa profissão leva a pessoa a ter um vocabulário bem difícil e uma frase que só poderá ser entendida no seu final.

6- Antes de ligar saiba o que perguntar. Para empresas de telefonia saiba seu número! Isso é óbvio! Exceto quando o produto é muito novo para o cliente fique avontade em perguntar. Mas acredite: Existe um histórico de todas as suas ligações.

E por último…

7- Não peça para falar com a supervisão (gerente) no início da ligação! O atendente é obrigado a seguir um roteiro de atendimento conforme a empresa em que trabalha. Peça isso depois depois de explicar seu problema. Acontece do cliente já logo pedir para falar com o supervisor e o atendente segue falando a clássica frase:

“Em que posso ajudar?”






Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Comentários:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!