22 de julho de 2009

A gripe suína avança no Brasil

Até um tempo atrás pegar um resfriado era uma coisa normal, qualquer pessoa estava sujeita. Ultimamente, resfriado virou um sinal de alerta para ficarmos de olho a um novo tipo de gripe que vem se espalhando pelo mundo: a gripe suína.

 

O H1N1 ou gripe suína é um vírus que se espalha rapidamente ou ,como disse a OMS, “sem precedentes”. Sua origem foi no México onde criadores de porcos tiveram o primeiro contato com os animais infectados. Até então era considerada uma epidemia por estar localizada somente naquele país.

 

O vírus logo se tornou uma pandemia quando foram conhecidos casos em outras partes do globo como Europa, Japão, Estados Unidos e Austrália.

 

influenza 

Recentemente chegou à América do Sul, especialmente na Argentina. A partir daí que começaram a aparecer casos também no Brasil. A região sul do país, que faz fronteira com a Argentina, é hoje a que mais tem casos confirmados de gripe suína. Estima-se que mais de 1.000 pessoas já estejam infectadas no Brasil, mas esses números ainda não são oficiais.

 

 

 

Como podemos nos prevenir desse mal?

 

- Evite ambientes fechados ou com pouca ventilação;

- Ao tossir ou espirrar lave imediatamente as mãos;

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

 

Quais os sintomas?

 

- Tosse;

- Febre acima de 38°C;

- Dificuldade respiratória.

Fonte: Ministério da Saúde

 

 

Muitos brasileiros estão lotando os postos de saúde com medo de que um simples resfriado seja gripe suína. Muitos saem de lá com o diagnóstico de que não é. O motivo do dos postos de saúde estarem lotados é o medo provocado pela doença somada à falta de informação. Muitos dos pacientes que lá estão tem indícios somente de um simples resfriado.

 

A prefeitura do Rio e mais outras cidades do país  montaram tendas em lugares estratégicos da cidade para poderem informar melhor o cidadão e evitar que ele procure um posto médico sem necessidade.

 

Na Austrália, onde os testes contra a gripe suína já estão bem avançados, vão ser testadas vacinas em seres humanos saudáveis, todos voluntários. Depois vai ser verificado através de exame de sangue se estes voluntários ficaram imunes ao vírus.

 

Até o fechamento deste artigo foram confirmadas 22 mortes no Brasil por causa da doença e a tendência, segundo especialistas, é aumentar.

 

Esperamos que os testes deem certo e que tenhamos a vacina para exterminar essa doença o quanto antes. Enquanto isso, vida que segue!

3 Comentários:

SBIE disse...

Vc viu1!!

Estou preocupado
12 mortes só no Estado de São Paulo!!
Abismado!

SBIE disse...

Como é o nome mesmo do seu novo blog!
Eu tava tentando visitá-lo, qual que é!

Ótima quarta!!

Marco D. disse...

@Sou Blogueiro - INDICOESSE "Obrigado pelo seu comentário! Realmente é um momento para ficarmos alertas pois não sabemos se sse vírus está ou não perto de nós. Quanto ao meu outro blog o nome dele é Inopode (clique no link). Um blog novo ainda. Vc vai gostar!

Postar um comentário

Deixe a sua opinião. Comente!